terça-feira, 17 de junho de 2008

A irmã de Ana Bolena

Quando posso, eu gosto muito de ir ao cinema sem planejar nada, em horários que ninguém vai. Não raro eu fico com a sala toda só pra mim.
O filme era "The other boleyn girl" – em português recebeu o título incompleto de "A outra".
É baseado no livro de Philippa Gregory e eu estava ansiosa para ver como teria ficado sua adaptação para o cinema.
Achei que Natalie Portman estava perfeita sempre. Eric Bana foi bem convincente como o rei Henrique e Scarlett Johansson foi a mesma, sem grande atuação. Tenho a impressão de que ela faz o mesmo papel sempre, lembrei muito dela em "A moça do brinco de pérola".
As roupas são lindas (o colar "B" que a Ana usa é fofo - já vendem no ebay - kkk).

Intriga e intriga e intriga e romance são os componentes principais da trama que resume demais o livro, fato justificável pois espremer 626 páginas em 2 horas é sempre uma tarefa difícil.
É interessante saber que o episódio Ana Bolena culminou com o rompimento da Inglaterra com o Vaticano e a conseqüente criação da Igreja Anglicana - havia um motivo 'bobinho' entre o amor do rei e Ana, o fato dele já ser casado com Catarina de Aragão.
Ana não deu um filho varão para Henrique, mas a filha deles se tornaria a rainha Elizabeth I.
O filme tem cenas de cargas dramática alta, as crises nervosas de Ana são bem fortes e a gente fica pensando: Nossa! Como isto aconteceu naquela época? Quantas mudanças religiosas e políticas uma paixão louca pode deflagrar?

O nome do livro em português é "A irmã de Ana Bolena".
A autora escreveu uma série sobre a casa dos Tudor.
A atriz Cate Blanchett viveu Elizabeth I em dois filmes:
Elizabeth (1998) e Elizabeth: The golden age (2008)




Nenhum comentário: